Verner Panton, nascido em Gamtofte, Dinamarca, estudou no Odense Technical College antes de se matricular na Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes de Copenhague como estudante de arquitetura. Ele trabalhou de 1950-1952 no escritório de arquitetura de Arne Jacobsen e fundou um estúdio independente de arquitetura e design em 1955. Ele primeiro atraiu mais atenção com as formas geométricas de seus projetos de móveis para o escritório Plus-linje. Nos anos seguintes, Panton criou vários designs para móveis de assentos e iluminação.
A paixão de Verner Panton por cores brilhantes e padrões geométricos se manifestou em uma extensa gama de designs têxteis. Ao fundir os elementos de uma sala – piso, paredes, teto, móveis, iluminação, tecidos e painéis de parede feitos de esmalte ou plástico – em um gesamtkunstwerk unificado, as instalações internas de Panton alcançaram status lendário. Os exemplos mais famosos são as instalações do navio ‘Visiona’ para a Feira de Móveis de Colônia (1968 e 1970), a sede da editora Spiegel em Hamburgo (1969) e o restaurante Varna em Aarhus (1970).
A colaboração da Panton com a Vitra começou no início da década de 1960, quando eles desenvolveram em conjunto o que se tornou seu design mais conhecido, a cadeira Panton, lançada em 1967. Este também foi o primeiro produto desenvolvido independentemente pela Vitra.
Verner Panton morreu em 1998 em Copenhague. A reedição de Vitra de projetos de Panton, bem como a retrospectiva de seu trabalho montada pelo Vitra Design Museum em 2000, testemunham a relação especial entre Vitra e Verner Panton.