À frente da ,Ovo, desde que surgiram, há 30 anos, Luciana Martins e Gerson de Oliveira fazem um trabalho situado no limite entre o design e a arte. Sem medo de experimentar e de abrir caminhos, primam por uma criação inteligente. Seus objetos têm o poder de conciliar a concisão com a capacidade de surpreender. Uma cadeira que se esconde num cubo preto e se revela apenas ao receber o corpo do usuário; bolas de sinuca que são deslocadas de sua função para servirem de cabides; planos que desenham percursos múltiplos: são vários os exemplos de uma produção que instiga e confunde a nossa percepção, fazendo com que o nosso relacionamento com os objetos não seja de consumo (uso imediato e tantas vezes alienado), mas de fruição (que não se estanca no primeiro contato mas, antes, vai trazendo novas nuances à medida em que o tempo passa). É nessa capacidade de oferecer mais do que a função, de brincar com a nossa percepção e nos fazer pensar, de mexer com nossos parâmetros que, a meu ver, reside a pulsão artística do trabalho da Ovo, tornando seus objetos e móveis algo para usar, mas também para ver e para colecionar. Para guardar – naquele sentido original do verbo, de preservar, manter, conservar. Por mais instigantes que sejam à primeira vista, as peças se revelam, no uso, perfeitamente funcionais – e esse acaba sendo mais um elemento da surpresa; uma confirmação de que não abrem mão de ser design. Elas em geral são mutantes. Permitem diferentes composições, configurações e disposições, para desejos e necessidades que variam ao longo do dia ou da vida. Em muitas, assiste-se ao desdobramento da forma e/ ou da função. Podem estar no chão e subir pelas paredes, e daí voltarem novamente ao chão, ganhando novas utilidades em cada fase do percurso. Cabideiros, prateleiras, bancos, mesas, cadeiras e sofás intercambiam suas funções. São objetos híbridos, dinâmicos, flexíveis, que rompem as fronteiras das classificações. A liberdade se manifesta também na escolha dos materiais. Eles passeiam à vontade entre os metais (aço inox, alumínio, ferro…), as madeiras (maciça, laminada, mdf), os tecidos, os vidros e os acrílicos. E, se não abusam das cores, também não se furtam a elas. Adélia Borges
Produtos
Intervalo
Vaso Grau
Poltrona Hiato
Luminária Vela
Banco Semibreve
Cadeira Equador
Mesa Quilha
Cadeira Compasso
Mesas Praça
Série Rio
Mesas Arranjos
Biombo Arranjo
Mesa Lateral Carretel
Banco Cavalinho
Mesa de Centro Pigmento
Cadeira Paralelas
Tobogã
3D
Sofá Vice-Versa
Sofá Tiras
Sofá Rai
Sofá Paisagem
Sofá Pedras
Sofá Jardim
Sofá Campo
Sofá Boiling
Sofá Algodão
Sofá 4X30
Poltrona Paralelas
Poltrona Laterais
Poltrona Corte
Poltrona Cadê
Poltrona Bastão
Poltrona Bandeira
Poltrona Algodão
Cadeira 3D
Cubo
Mesa de Jantar Carretel
Mesa de Apoio Xeque
Mesa Lateral Pontas
Mesa Lateral Folhas
Mesa Lateral Etc
Mesa Lateral Baião
Mesa de Jantar Filhote
Mesa de Jantar Concreta
Mesa de Jantar 2.88
Mesa de Centro Minima
Mesa de Centro Mezanino
Mesa de Centro Margem, 3 Marias
Mesa de Centro Etc
Luminária Rgb
Estante Circular
Escrivaninha Ara
Carrinho Odessa
Cadeira Trapézio
Cadeira Alça
Concreta
Aparador Ara
Filhote
Esferas