Desde a fundação do estúdio em 2009, os italianos Andrea Trimarchi e Simone Farresin defendem a necessidade de uma defesa carregada de valor combinada com um pensamento de design holístico. Seu objetivo é facilitar uma compreensão mais profunda de nossos ambientes naturais e construídos e propor intervenções transformadoras por meio do design e de suas possibilidades materiais, técnicas, sociais e discursivas.
Trabalhando em seu estúdio em Milão (Itália) e Roterdã (Holanda), a prática abrange um amplo espectro de tipologias e métodos, desde design de produto até design espacial, planejamento estratégico e consultoria de design. Seja projetando para o briefing de um cliente ou desenvolvendo projetos autoiniciados, o estúdio aplica a mesma atenção rigorosa ao contexto, processo e detalhes. Como resultado, todo o portfólio da Formafantasma é caracterizado por uma linguagem visual coerente e resultados meticulosamente pesquisados.
Para o Formafantasma, esse cruzamento de conhecimento e experiência retirado tanto de seus contratos comerciais quanto de seus projetos mais autônomos beneficiou e informou o respectivo outro. Também lhes deu uma perspectiva única da indústria do design, permitindo-lhes reconhecer o legado da produção industrial como a fonte fundamental para a experiência e atuação do designer na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que aborda sua contribuição histórica para a instabilidade ambiental.